Organizadores das Olimpíadas de Tóquio tiveram dados roubados

Cerca de 170 pessoas envolvidas na força-tarefa de segurança cibernética dos Jogos Olímpicos de Tóquio tiveram suas informações pessoais roubadas por criminosos, conforme confirmado por uma reportagem do Japan Times.

A violação de dados parece estar ligada ao recente incidente "Fujitsu ProjectWEB" que afetou entidades governamentais. ProjectWEB é uma ferramenta de compartilhamento de informações usada em projetos importantes no Japão, incluindo o comitê organizador dos Jogos Olímpicos, de modo que o escopo da violação de dados resultante do acesso não autorizado à ferramenta da Fujitsu os atinge também.


Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão programados para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, portanto, faltam apenas algumas semanas. Se os criminosos possuem detalhes das pessoas encarregadas da proteção cibernética dos jogos, isso poderia significar uma fragilidade na defesa. O "Centro Nacional de Prontidão e Estratégia para Incidentes de Segurança Cibernética" afirmou que a informação vazada não deve ter impacto nas operações iniciadas para organização dos jogos.


Os dados que vazaram incluem nomes completos, cargos e afiliações de pessoas que trabalham em 90 organizações relevantes para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Possivelmente, os criminosos tentarão usar estas informação em engenharia social, obtendo credenciais de usuário e acesso a sistemas críticos. No entanto, neste ponto, tudo isso são suposições, e a verdade é que não foram divulgados muitos detalhes sobre o ataque cibernético.


As Olimpíadas de Tóquio estão sob ataque sofisticados desde 2019, quando foi revelado que hackers russos do grupo APT28 estavam envolvidos em ataques contra organizações antidoping como a WADA. Atletas russos ainda estão proibidos de participar dos Jogos Olímpicos devido a um escândalo de doping que lhes custou sua participação nacional nas Olimpíadas anteriores, então os hackers russos veem isso como um motivo para buscar vingança.


Por Trás do Blog
FELIPEWHATS.jpeg
Who am I...

Apenas um amante da tecnologia e da Segurança da Informação. Hacker ? Até que prove ao contrário não.. Profissional ? Sim.. Mais de 20 anos no mercado de Segurança da Informação sempre atuando em grandes Empresas.

 

Levantando a bandeira de que hacker é um profissional e especialista naquilo que ele faz. Hacker é um especialista, um pesquisador, um profissional como outro qualquer.

Skatista, músico e fotógrafo de instagram nas horas vagas....

Procurar por Tags
Pelo Mundo Afora...
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon